top of page

IDE, SEM MEDO, PARA SERVIR – Foi essa a mensagem do Santo Padre, Papa Francisco no encerramento da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A Jornada que marcou a vida de muitos jovens foi o maior evento já realizado na história do Brasil, e é a segunda maior JMJ de todos os tempos. A Jornada Mundial da Juventude levou para a praia de Copacabana, cartão postal da cidade maravilhosa, mas de 3,5 milhões de jovens de todas as idades. Foi uma inundação de fé, esperança e amor! Gerou para o Rio cerca de 1,8 bilhões de lucro na economia, e vale lembrar que ao contrário do que muita gente diz e pensa, os gastos da JMJ foram custeados pela Igreja e não pelo estado que contribuiu apenas com o que era de sua competência, como, por exemplo, a segurança já que o Papa é um chefe de estado e a JMJ contou também com a presença de autoridades políticas do Brasil e América Latina.

 

De 23 a 28 de julho de 2013 o Rio de Janeiro se transformou no coração do mundo inteiro: jovens dos quatro cantos da terra, de todas as línguas, raças, povos e nações estiveram reunidos em torno do sucessor de Pedro, o Santo Padre. Nossa juventude provou que a fé é “maior que o frio e chuva”! Não se pode explicar com palavras a emoção que sente alguém que participou desse momento único da nossa caminhada de fé! Nem o cansaço de horas de caminhada ou o desconforto de uma noite dormida na praia foi suficiente para apagar a chama do Espírito que impulsionava a “ir e fazer discípulos em todas as nações!”.

 

Uma caravana de jovens da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia esteve presente no Rio: nosso bispo Dom Adair José foi um dos catequistas de língua portuguesa; dois dos seminaristas da diocese auxiliaram nas celebrações e é claro que a Paróquia de Nossa Senhora da Guia estava bem representada pelos nossos jovens.

 

 

 

 

 

Relembre um pouco da JMJ Rio 2013:

 

25 de julho de 2013 - FESTA DA ACOLHIDA EM COPACABANA
"Quero agradecer vocês pelo testemunho. Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio de da chuva. Mas vocês são verdadeiros guerreiros. Vejo em vocês a beleza jovem de cristo e meu coração se enche de alegria"

 

26 de julho de 2013 – VIA SACRA EM COPACABANA
"Mas a Cruz de Cristo também nos convida a deixar-nos contagiar por este amor; Também nós diante dos demais podemos ser como Pilatos que não teve a coragem de ir contra a corrente para salvar a vida de Jesus, lavando-se as mãos. E você como é? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria?"

 

27 de julho de 2013 – VIGÍLIA  EM COPACABANA
"Olhando para vocês presentes aqui hoje, me vem a mente a história de São Francisco de Assis. Diante do Crucifixo, ele escuta a voz de Jesus que lhe diz: «Francisco, vai e repara a minha casa». E o jovem Francisco responde, com prontidão e generosidade, a esta chamada do Senhor: repara a minha casa. Mas qual casa? Aos poucos, ele percebe que não se tratava fazer de pedreiro para reparar um edifício feito de pedras, mas de dar a sua contribuição para a vida da Igreja; tratava-se de colocar-se ao serviço da Igreja, amando-a e trabalhando para que transparecesse nela sempre mais a Face de Cristo"

 

28 de julho de 2013 – MISSA DE ENVIO EM COPACABANA

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: «Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais». Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir”
 

 

Mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais

 

 

 

O Pontifício Conselho para as Comunicações divulgou hoje, 23, a mensagem do papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 1º de junho. O texto traz como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

 

O papa reconhece a importância dos meios de comunicação e novas mídias sociais digitais. " Podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”, afirma. Porém, faz um alerta para que as redes não sejam usadas para o isolamento social. “O próprio mundo dosmass media não pode alhear-se da solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura. A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas”, acrescenta o papa.

 

Leia a mensagem do Santo Padre completa clicando no Link abaixo:

Uma JORNADA de VIDA, CORAGEM, FÉ e ATITUDE

Estai preparados para dar as razões de vossa fé!

bottom of page